terça-feira, 17 de novembro de 2009

A VERDADE SOBRE OS REFRIGERANTES “DIET”

Recentemente, em visita ao Brasil, estiveram dois mestres da saúde, meus orgulhosamente chamados de amigos, Dimitrios Kostopoulos e Konstantine Rizopoulos. E, sempre que saíamos para almoçar ou jantar, me acompanhava o refrigerante "zero" nestas refeições. E, eles me chamaram a atenção para os efeitos nocivos desta bebida. Desde então, decidi mudar de atitude e saber mais a respeito.

O refrigerante é uma das piores bebidas que você pode ingerir. Inúmeras são as questões prejudiciais a sua saúde: engorda visceral devido a alta quantidade de frutose da calda de milho, é uma bebida quimicamente produzida, que deveria ser proibida pelos órgãos de saúde.

Pior do que os refrigerantes “normais”, são os refrigerantes “zero” ou “diet”. Muitas pessoas acreditam que o refrigerante “diet” ou “zero” é algo positivo para perda de peso corporal. Algumas até dizem que se alimentam saudavelmente e somente bebem refrigerante “diet” ou “zero”. No entanto, não há NADA, mesmo remotamente saudável em beber, não somente refrigerantes “diet” ou quaisquer outras bebidas que utilizem adoçantes artificiais.

Diversos estudos comprovaram que as pessoas que bebem refrigerante “diet” engordam mais do que as que bebem refrigerante normal. Num destes estudos realizado pela Universidade do Texas, ficou evidenciado de que as pessoas que bebem somente bebida “diet”, apresentaram risco maior de obesidade. Outro relato é de que existe um aumento de 41% do risco de se ficar com sobrepeso para cada garrafa ou lata de bebida “diet” que uma pessoa consome a cada dia.

Eis a questão! Está no inconsciente coletivo de que o refrigerante “normal” faz mal a saúde, e, agora, estes estudos mostram que os refrigerantes “diet” ou “zero” engordam mais do que o refrigerante normal! Por quê?!

Existem muitos fatores complicadores para que isto ocorra…

Uma razão é que os adoçantes artificiais nos refrigerantes “diet” criam uma resposta hormonal negativa no corpo que aumenta a produção do hormônio que realiza o armazenamento da gordura e aumenta o desejo por mais doces e carboidratos refinados no período de tempo após consumir a bebida diet.

Outra possível razão é que, as pessoas podem subconscientemente pensar que como eles estão bebendo um refrigerante “diet”, isto os dá uma possibilidade de comer um pouco mais de tudo, e consequentemente consumir mais calorias. Não é raro vermos nos restaurantes pessoas comendo toucinho, ou ainda, nas docerias, comendo um bolo bem recheado de creme, coberto com marshmallow e chantilly, acompanhado de um refrigerante “zero” ou “diet”.

Se você leva a sua saúde e o seu corpo a sério, você deve evitar qualquer tipo de refrigerante e também qualquer bebida que contenha adoçantes artificiais de qualquer forma, como chás, iogurtes, etc. Sendo assim, qual é a alternativa para os refrigerantes “diet”?

A melhor alternativa é a velha e boa água mineral, ou os sucos de fruta natural, ou os chás, nas diversas opções oferecidas, como chá verde, branco, preto, vermelho, podendo ser adoçados com mel, ou açúcar mascavo.